O poder da boa informação

O poder da boa informação

O primeiro ministro do Reino Unido Winston Churchill, que viveu em meados do século passado disse:

“O Orgulhoso prefere perder-se a perguntar o caminho”.

Parece que olhava para algum brasileiro quando fez a frase, tão real e tão atual.

Comparando o tempo de Churchill, quando as informações eram registradas manualmente, com os tempos de hoje, o número de informações e a velocidade com que temos que processá-las multiplicou-se e mudou o mundo.

Passamos a viver na Era da Informação mas, só uma informação correta pode nos levar a caminhos assertivos.

Informação fonte de Poder

A boa informação é uma fonte de poder que nos permite analisar o passado, entender o presente e, o mais importante, prever e programar o futuro.

No entanto, grande parte do pequeno e médio empresário brasileiro dirige seus negócios completamente sem informação adequada.

Alguns com números aproximados, outros com números chutados e muitos ainda sem qualquer número que os dirija, vão como dizem: “pela intuição”.

No meio de tanta informação que temos, separar as que importam para uma segura tomada de decisão não é tarefa das mais simples. Mas, temos que correr atrás delas.

Todo negócio gera informações importantes

Todo negócio gera informações importantes que podem ser bem utilizadas, como numa loja de varejo saber a quantidade de pessoas entrando em loja, índice de conversão ou ticket médio, por exemplo.

Ou como controlar os números de compras, vendas e de estoque, tiramos a informação dos produtos que mais giram, da margem de lucro, saberemos eventualmente se temos desvios de mercadoria entre outros.

Além disso, a vida das empresas está cada vez mais vulnerável a fatores externos como variação do humor do mercado; medidas políticas e medidas econômicas.

Alinhar os números gerados pelo próprio negócio com os números externos é o que determina uma margem de erros menor. É também medida de sabedoria pois, se o seu concorrente o fizer terá grande vantagem.

Saber interpretar, cruzando diversas informações de pontos e formas diferentes é a grande expertise do mundo moderno. E você já aprendeu esse caminho para o sucesso?

Carlos Alberto Pompeu de Toledo

011-3382-1375   carlos@gcapts.com.br

Fale conosco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *